quinta-feira, 27 de março de 2008

Um amiguinho diferente




Como parte do trabalho da utilização da tecnologia como ferramenta para facilitar a aprendizagem, e nesse nesse blog em especial, na educação inclusiva, é necessário que o professor tenha o conhecimento sobre as necessidades de seus alunos e passe a todos os alunos que diferenças são normais, que todos nós somos diferentes em vários aspectos.

Tendo em vista a importância da concientização da diferença entre os alunos, alguns recursos tecnológicos podem ajudar nesse processo, como vídeos, histórias, dramatizações.

No caso específico do autismo, O Instituto Cultural Maurício de Souza criou uma história em quadrinhos que traz um personagem autista, o André, nessas histórias a turma da Mônica conhece um menino autista e descobre que ele é um pouco diferente das outras crianças. Essa história tem também pequenos vídeos, que podem ser mostrados as crianças, são vídeos curtos e de fácil compreensão.

A história e o vídeo estão disponíveis no site da AMA- Associação de Amigos do Autista: http://www.ama.org.br/html/info_turm.php

Os vídeos que eu acho mais interessantes são:

http://www.ama.org.br/preview/turmadamonica01.htm

http://www.ama.org.br/preview/turmadamonica06.htm

Além de trazer essa histórias e vídeos, o site da AMA (http://www.ama.org.br/html/home.php) é muito interessante para professores e familiares de alunos autistas. É importante que os educadores tenham ciência do que é o autismo e as melhores maneiras de lidar com esse transtorno, mesmo não tendo alunos autistas o professor pode trabalhar com o site e com a história em quadrinhos, é importante que ele conheça o autista, que é tão pouco citado e é importante que as crianças tenham contato com histórias que tragam os Portadores de Necessidades Educacionais Especiais, para que o processo de inclusão seja tão natural quanto deveria ser.

quinta-feira, 20 de março de 2008

Como tudo começou...

Eis que me encontro no 4º semestre, assistindo a disciplina Tecnologias na Educação Inclusiva, e ganho a oportunidade de criar um blog, tendo em vista a temática "As tecnologias como apoio às necessidades educacionais especiais."

Creio que será um trabalho muito interessante ^^


Legenda:

Textos escritos em verde são aqueles escritos por mim;

Textos em preto ou em azul são os de outros autores;

Textos em negrito são aquelas partes que eu achei mais interessantes no texto;

Em vermelho só os títulos e essa legenda mesmo, mas na verdade, dá pra perceber isso sem a legenda e sem a mudança de cor xP.