quinta-feira, 27 de março de 2008

Um amiguinho diferente




Como parte do trabalho da utilização da tecnologia como ferramenta para facilitar a aprendizagem, e nesse nesse blog em especial, na educação inclusiva, é necessário que o professor tenha o conhecimento sobre as necessidades de seus alunos e passe a todos os alunos que diferenças são normais, que todos nós somos diferentes em vários aspectos.

Tendo em vista a importância da concientização da diferença entre os alunos, alguns recursos tecnológicos podem ajudar nesse processo, como vídeos, histórias, dramatizações.

No caso específico do autismo, O Instituto Cultural Maurício de Souza criou uma história em quadrinhos que traz um personagem autista, o André, nessas histórias a turma da Mônica conhece um menino autista e descobre que ele é um pouco diferente das outras crianças. Essa história tem também pequenos vídeos, que podem ser mostrados as crianças, são vídeos curtos e de fácil compreensão.

A história e o vídeo estão disponíveis no site da AMA- Associação de Amigos do Autista: http://www.ama.org.br/html/info_turm.php

Os vídeos que eu acho mais interessantes são:

http://www.ama.org.br/preview/turmadamonica01.htm

http://www.ama.org.br/preview/turmadamonica06.htm

Além de trazer essa histórias e vídeos, o site da AMA (http://www.ama.org.br/html/home.php) é muito interessante para professores e familiares de alunos autistas. É importante que os educadores tenham ciência do que é o autismo e as melhores maneiras de lidar com esse transtorno, mesmo não tendo alunos autistas o professor pode trabalhar com o site e com a história em quadrinhos, é importante que ele conheça o autista, que é tão pouco citado e é importante que as crianças tenham contato com histórias que tragam os Portadores de Necessidades Educacionais Especiais, para que o processo de inclusão seja tão natural quanto deveria ser.

Um comentário:

Marina BrasiL disse...

Nossa Livia..
que interessante essa sua postagem..
eu tinha visto seu blog um dia mas não tinha mais achado..adorei essa histórinha..
parabéns pelo blog..