quinta-feira, 10 de abril de 2008

Software para pessoas com dificuldades motoras e de comunicação

O Comunique é um software de comunicação que tem como objetivo desenvolver a comunicação alternativa oral e escrita de crianças com problemas motores. Foi desenvolvido pela terapeuta ocupacional Miryam Pelosi e vem sendo distribuído gratuitamente pelo Centro de Terapia Ocupacional do Rio de Janeiro.

O software permite diferentes possibilidades de acesso através do uso dos periféricos do próprio computador como o teclado, mouse, joystick ou através de recursos mais sofisticados como a tela sensível ao toque ou acionadores externos de pressão, tração, sopro, voz, entre outros.

Apresenta possibilidades de ajuste quanto ao número de informações na tela que podem variar de 1 a 64 células; o tamanho e tipo de letras e o contraste utilizado. Os símbolos podem estar organizados em uma mesma tela ou em telas encadeadas e há cinco diferentes maneiras de escaneamento com controle da velocidade.

É muito bom poder ver que o Brasil vem mostrando avanços quanto à tecnologias que podem auxiliar portadores de alguma deficiência ou com algum déficit.

Fonte: http://www.comunicacaoalternativa.com.br


Nenhum comentário: