sexta-feira, 4 de abril de 2008

Tecnologias assistivas e o Autismo

Até hoje, pouco ouvi falar de tecnologias que podem ajudar os autistas, esse blog fez suscitar em mim a curiosidade:
Existem tecnologias assistivas voltadas para os autistas?
A pesquisa me mostrou que sim, não é fácil de encontrar, mas existem. Um tipo de tecnologia que pode ajudar os autistas é o software desenvolvido na Espanha, o Sc@ut.

Software atua como ponte eletrônica para autistas

Alícia Rodríguez de Paz

Um novo software que se chama Sc@ut foi criado para oferecer pontes a pessoas que têm problemas de comunicação e autonomia. O programa pode ser instalado em organizadores pessoais e foi concebido por um grupo de engenheiros de software, psicopedagogos, psicólogos e especialistas em terapia por jogos, a fim de atender inicialmente às necessidades de crianças que sofram de autismo.O projeto, que agora poderá ser aplicado a pessoas com outras tipos de incapacidade, como os pacientes de paralisia cerebral, já recebeu diversos prêmios.

Em 2000, o psicopedagogo Manuel González decidiu que procuraria por uma ferramenta de maior utilidade para as crianças autistas com as quais trabalhava em Granada. "Os instrumentos que usávamos naquela época eram muito caros - custavam meio milhão de pesetas - e não se sabia de antemão se poderiam atender a todas as crianças. Por isso, decidi fazer contato com a escola de informática da Universidade de Granada para que me ajudassem a criar uma ferramenta mas viável e exeqüível. Por fim, localizei especialistas que entenderam minhas necessidades".

Foi assim que nasceu o programa, passível de adaptação ao perfil pessoal de cada criança autista. Graças a uma série de ícones e sons, a criança pode selecionar ícones distintos na tela do organizador pessoal, expressar dessa forma o que deseja e deixar um registro de suas atividades diárias, da mesma forma que seus pais e educadores podem empregar o mesmo recurso para informar as crianças sobre as próximas tarefas que terão de realizar.

"Criamos planilhas para os diversos cenários que as crianças enfrentam, como a escola, o lar, a pista de equitação e outros. Os espaços reservados a essas atividades sempre dividem a tela com outras tarefas, como tomar banho, ou comer, e há também espaços dedicados a estados de ânimo", explica María José Rodríguez Fortiz, uma das promotoras do projeto.

A equipe interdisciplinar apostou em demonstrar que a tecnologia poderia facilitar a aprendizagem dos alunos autistas. A fim de contribuir para o desenvolvimento da linguagem, eles organizaram os ícones de forma que correspondam a estruturas gramaticais. Para expressar uma ação, o usuário pode premir na tela o espaço "eu", seguido de "quero", e depois selecionar um novo cardápio e escolher "um lanche"; a partir disso, diversas possibilidades de cardápio se apresentam, para sua escolha, explicam os responsáveis pelo Sc@ut.

Além de favorecer a interação entre criança, família e educadores, o organizador pessoal funciona como agenda, algo primordial para as pessoas que sofrem desse tipo de enfermidade e precisam saber que tarefas devem realizar ao longo do dia. Assim que a tarefa é concluída, a criança sinaliza no organizador pessoal, e recebe informações sobre seu próximo compromisso. "Dessa maneira, é possível evitar dificuldades", explica González. "Porque a criança sente fome e é preciso que saiba que vai comer, mesmo que seja depois da aula de pintura", completa.

Fonte e reportagem completa no site http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI1843003-EI4801,00.html

Um comentário:

Tia Leka disse...

OLÁ MEU NOME É ALEXANDRA MAS TODOS ME CONHECEM COMO TIA LEKA. SOU PROFESSORA DE INFORMÁTICA E FUI CHAMADA PARA DAR AULAS PARA DUAS CRIANÇAS AUTISTAS, NÃO USEI SÓ O COMPUTADOR, TAMBÉM UTILIZEI LÁPIS E PEPEL. ALÉM DE MUITO AMOR E CARINHO COM ELES E CONSEGUI UM GRANDE PROGRESSO. UM DELES APRENDEU A SOMAR E O OUTRO APRENDEU A RECONHECER AS LETRAS DO NOME E A ESCREVER. GOSTARIA DE CONVERSAR COM VOCÊ SOBRE O ASSUNTO. MEU EMAIL É xandra19@ig.com.br e meu msn é xanda70hotmail.com,também estou decidida a fazer minha monografia em cima de jogos educacionais para autistas. beijos da tia leka.